Avaliação Psicológica e Neuropsicológica

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Transtorno do Espectro Austista - CID 11 6A05

Uma excelente avaliação neuropsicológica para diagnóstico, confirmação diagnóstica, foi estudada, aprendida, aplicada há mais de 20 anos de experiência na minha formação. A capacitação permanente foi evolutiva a partir das necessidades de cooperação investigativa multiprofissional.

 

Para investigação do TEA uso os seguintes Critérios diagnósticos para avaliação:

 

Critérios de diagnóstico ATUALIZADO

Gravidade

Procedimentos de Registro

Especificadores (gravidade)

Características Diagnósticas

Recursos Associados

Prevalência

Desenvolvimento e Especificação de Transtorno

Fatores de Riscos e Prognósticos

Problemas de diagnósticos relacionados à cultura

Problemas de diagnósticos relacionados ao sexo e ao gênero (se houver)

Marcadores de Diagnóstico

Associação com pensamentos ou comportamentos suicidas

Consequências Funcionais do Transtorno do Espectro do Autismo

Diagnóstico Diferencial e ou Complementar: Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual) sem transtorno do Espectro Autista, Distúrbio de linguagem e distúrbio da comunicação social (pragmática), Mutismo Seletivo, Distúrbio de movimento estereotipado, Síndrome de Rett, Sintomas associados a transtornos de ansiedade, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Esquizofrenia, Distúrbio de Personalidade.

Comorbidades

 

Você sabia:

 

Por exemplo, o transtorno do espectro autista é diagnosticado apenas quando os déficits característicos de comunicação social são acompanhados por comportamentos excessivamente repetitivos, interesses restritos e insistência em mesmice, de acordo com DSM-5-TR.

 

O transtorno do espectro autista é caracterizado por déficits persistentes na comunicação social e interação social em vários contextos, incluindo déficits na reciprocidade social, comportamentos comunicativos não verbais usados para interação social e habilidades no desenvolvimento, manutenção e compreensão de relacionamentos. Além dos déficits de comunicação social, o diagnóstico de transtorno do espectro autista requer a presença de padrões de comportamento, interesses ou atividades restritos e repetitivos. Como os sintomas mudam com o desenvolvimento e podem ser mascarados por mecanismos compensatórios, os critérios diagnósticos podem ser atendidos com base em informações históricas, embora a apresentação atual deva causar prejuízo significativo.

 

O transtorno específico de aprendizagem, como o nome indica, é diagnosticado quando há déficits específicos na capacidade de um indivíduo de perceber ou processar informações para aprender habilidades acadêmicas com eficiência e precisão. Esse transtorno do neurodesenvolvimento se manifesta pela primeira vez durante os anos de escolaridade formal e é caracterizado por dificuldades persistentes e prejudiciais no aprendizado de habilidades acadêmicas fundamentais em leitura, escrita e/ou matemática.

 

No diagnóstico de transtorno do espectro autista, as características clínicas individuais são observadas através do uso de especificadores (com ou sem deficiência intelectual concomitante; com ou sem deficiência estrutural de linguagem concomitante; associada a uma condição genética ou outra condição médica ou fator ambiental; associada a um problema de desenvolvimento neurológico, mental ou comportamental), bem como especificadores que descrevem a gravidade dos sintomas autistas. Esses especificadores fornecem aos médicos a oportunidade de individualizar o diagnóstico e comunicar uma descrição clínica mais rica dos indivíduos afetados. Por exemplo, muitos indivíduos previamente diagnosticados com transtorno de Asperger agora receberiam um diagnóstico de transtorno do espectro do autismo sem linguagem ou deficiência intelectual.

 

É transtorno do neurodesenvolvimento. 

 

Critérios diagnósticosDéficits persistentes na comunicação social e interação social em vários contextos, manifestados por todos os seguintes, atualmente ou pela história:

 

Déficits na reciprocidade socioemocional, variando, por exemplo, de abordagem social anormal e falha de conversa normal de vai-e-vem; ao compartilhamento reduzido de interesses, emoções ou afetos; à falha em iniciar ou responder a interações sociais.

 

Déficits em comportamentos comunicativos não verbais usados para interação social, variando, por exemplo, de comunicação verbal e não verbal mal integrada; a anormalidades no contato visual e linguagem corporal ou déficits na compreensão e uso de gestos; a uma total falta de expressões faciais e comunicação não verbal.

 

 

Déficits no desenvolvimento, manutenção e compreensão de relacionamentos, variando, por exemplo, de dificuldades em ajustar o comportamento para se adequar a diversos contextos sociais; a dificuldades em compartilhar brincadeiras imaginativas ou em fazer amigos; à falta de interesse pelos pares. 

 

Conhecimentos que passaram pela UNAERP, ESAB, UNIRIO, UFF, UNIFESP, UNIFEI, UFSJ, IPQHC, com foco em neuropsicologia, psicologia clínica, psicodiagnóstico, avaliação psicológica e atualizações continuadas para que a confirmação diagnóstica e direcionamento clínico em possíveis interversões com foco em psicoeducação, psicoterapia clínica, reabilitação, habilitação e estimulação cognitiva diagnóstica, neurologia, pediatria, e clínica geral é sempre baseada nos seguintes aspectos:

 

Anamnese

Entrevista de estilo de vida estruturada/clínica

Avaliação dos históricos do paciente

História profissional/educacional/acadêmica

História patológica pregressa

História Familiar

Histórico de acompanhamento clínico

Histórico de Medicamentos

Investigação do desenvolvimento neuropsicomotor

Autorrelato

Comportamento descritivo

Critérios Diagnósticos para CID investigado

Aplicação de Testes, Inventários, Escalas, Questionários de acordo com a investigação diagnóstica.

Interpretação Clínica e Observações

Conclusão

Entrevista Devolutiva.

 

Por fim e não menos importante:

 

Por ser um transtorno neurobiológico de causas genéticas, o diagnóstico é feito com base em uma avaliação clínica, que inclui uma entrevista com o paciente e com seus pais ou responsáveis, além de testes psicológicos, escalas, e materiais de intervenção validados pelas Resoluções 06/2019, 01/2009 e 31/2022, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), as quais instituem o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica; regras do registro documental elaborado pela (o) psicóloga (o), decorrentes da prestação de serviços psicológicos; diretrizes para a Avaliação Psicológica, o uso de métodos, técnicas e instrumentos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional, assim como o uso de procedimentos e recursos auxiliares.

 

 

Marque sua avaliação, aqui cuidamos em cuidar de você.

 

Sobre os valores

A avaliação neuropsicológica para TDAH é composta por 12 atendimentos, previamente agendados. 

O investimento é de R$1500,00. Este atendimento é recomendado para pacientes que buscam diagnóstico. Ou foram encaminhados por médicos neurologistas, psiquiatras, pediatras, hebiatra, geriatra ou clínico geral.

Por isso, a continuidade é necessária para que possamos trabalhar aspectos diagnósticos e tratar as causas do seu problema.

 

AS CONSULTAS SÃO PREVIAMENTE MARCADAS, COM HORÁRIOS EXCLUSIVOS E ATENDIMENTO PERSONALIZADO. O PACIENTE QUE ESQUECER DA SUA SESSÃO OU NÃO REMARCAR COM 24 HORAS DE ANTECEDÊNCIA, NÃO TERÁ O DIREITO DE SESSÃO A REPOSIÇÃO DE SESSÃO OU HORÁRIO.

Se é solução que você busca, sua busca termina aqui.

Muito Prazer, Juliana Galhardi Martins

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O artigo 2º do Decreto nº 7.962/13 expressa que os sítios eletrônicos ou demais meios eletrônicos utilizados para oferta ou conclusão de contrato de consumo devem disponibilizar, em local de destaque e de fácil visualização, as seguintes informações: “IV  discriminação, no preço, de quaisquer despesas adicionais ou acessórias, tais como as de entrega ou seguros”. Tal determinação também está disposta na Lei nº 10.962/2004, que dispõe sobre a oferta e as formas de afixação de preços de produtos e serviços para o consumidor.

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