Jogo de Reabilitação Nomeação Semântica

Nomeação Semântica, que vai trabalhar:

  • 🗂️ Acesso ao léxico semântico,

  • ⏱️ Nomeação rápida sob pressão de tempo,

  • 🧠 Habilidades essenciais para linguagem, fluência verbal e raciocínio verbal.

Segundo o DSM-5-TR e o CID-11, dificuldades nessa área aparecem em quadros como:

  • Transtornos do Neurodesenvolvimento (ex: TEA e TDL),

  • TDAH,

  • Transtornos de linguagem adquirida (ex: Afasia),

  • Demência (ex: Alzheimer precoce).

Reabilitação Neuropsicológica: Estimulação, Habilitação, Reabilitação e Remediação – Uma Abordagem Baseada em Evidências

Resumo

A reabilitação neuropsicológica é um campo em constante evolução, fundamentado em evidências científicas que orientam práticas clínicas eficazes. Este artigo explora os conceitos de Estimulação, Habilitação, Reabilitação e Remediação, destacando as contribuições de Keith Cicerone e Alice Medalia. Além disso, discute a importância de jogos digitais estruturados, como o jogo de nomeação semântica desenvolvido por Juliana Galhardi Martins, na promoção da cognição e funcionalidade em indivíduos com comprometimentos cognitivos.

Introdução

A reabilitação neuropsicológica visa restaurar ou compensar funções cognitivas comprometidas devido a lesões cerebrais, transtornos do neurodesenvolvimento ou condições neurodegenerativas. Keith Cicerone e colaboradores têm sido pioneiros na sistematização de práticas baseadas em evidências, enquanto Alice Medalia contribuiu significativamente com abordagens motivacionais e educacionais na reabilitação cognitiva.

Conceitos Fundamentais

Estimulação Cognitiva

Refere-se à aplicação de atividades que visam manter ou melhorar o funcionamento cognitivo em indivíduos saudáveis ou com comprometimentos leves. Envolve exercícios que estimulam memória, atenção, linguagem e outras funções executivas.

Habilitação Cognitiva

Foca no desenvolvimento de habilidades cognitivas que não foram plenamente adquiridas, frequentemente utilizada em populações com transtornos do neurodesenvolvimento. A habilitação busca ensinar estratégias para melhorar o desempenho em tarefas específicas.

Reabilitação Cognitiva

Segundo Cicerone et al. (2019), a reabilitação cognitiva é uma intervenção baseada em evidências que visa melhorar déficits cognitivos resultantes de lesões cerebrais adquiridas, como traumatismo cranioencefálico (TCE) e acidente vascular cerebral (AVC). As práticas recomendadas incluem treinamento de atenção, memória, funções executivas e linguagem .

Remediação Cognitiva

Alice Medalia introduziu o modelo NEAR (Neuropsychological Educational Approach to Remediation), que integra princípios neuropsicológicos e educacionais para melhorar a motivação e o engajamento em programas de remediação cognitiva. Essa abordagem é particularmente eficaz em populações psiquiátricas, como indivíduos com esquizofrenia .

Evidências de Eficácia

Meta-análises demonstram que intervenções de reabilitação cognitiva têm efeitos positivos em diversas populações. Por exemplo, estudos indicam melhorias significativas em funções como atenção, memória e habilidades sociais em pacientes com esquizofrenia submetidos à remediação cognitiva . Além disso, a reabilitação cognitiva após AVC mostra eficácia variável, dependendo do domínio cognitivo e da qualidade do estudo .

Aplicação de Jogos Digitais na Reabilitação Cognitiva

O jogo de nomeação semântica desenvolvido por Juliana Galhardi Martins exemplifica a aplicação prática das abordagens discutidas. Este jogo online visa:

  • Estimular o acesso ao léxico semântico.

  • Melhorar a fluência verbal sob pressão de tempo.

  • Promover habilidades essenciais para linguagem e raciocínio verbal.

Tais jogos oferecem uma plataforma acessível e motivadora para a prática de habilidades cognitivas, alinhando-se às recomendações de intervenções baseadas em evidências.

Conclusão

A integração de estratégias de estimulação, habilitação, reabilitação e remediação, fundamentadas em evidências científicas, é essencial para o sucesso da reabilitação neuropsicológica. Ferramentas digitais, como jogos estruturados online, desempenham um papel significativo ao proporcionar intervenções acessíveis e eficazes para indivíduos com comprometimentos cognitivos.


Referências

  1. Cicerone, K. D., Goldin, Y., Ganci, K., et al. (2019). Evidence-Based Cognitive Rehabilitation: Systematic Review of the Literature From 2009 Through 2014. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, 100(8), 1515-1533. https://doi.org/10.1016/j.apmr.2019.02.011

  2. Medalia, A., & Freilich, B. (2008). The Neuropsychological Educational Approach to Cognitive Remediation (NEAR) Model: Practice Principles and Outcome Studies. American Journal of Psychiatric Rehabilitation, 11(2), 123–143. https://doi.org/10.1080/15487760801963660

  3. Wykes, T., Huddy, V., Cellard, C., McGurk, S. R., & Czobor, P. (2011). A Meta-Analysis of Cognitive Remediation for Schizophrenia: Methodology and Effect Sizes. American Journal of Psychiatry, 168(5), 472–485. https://doi.org/10.1176/appi.ajp.2010.10060855

  4. Juliana Galhardi Martins. Jogo de Reabilitação Nomeação Semântica. Disponível em: https://julianagalhardimartins.com.br/jogo-de-reabilitacao-nomeacao-semantica/

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