Minhas Experiências
Juliana Galhardi Martins
Psicóloga (Clinica – Organizacional – Vocacional/Profissional – Esportiva e Conectada) x Designer Instrucional Oficial no Brasil x Designer Thinking – Designer Educacional – Pioneira no Método Adaptativo de Solução para Usuário/Público-Alvo – Roteirista – Conteudista e Gestora de Projetos para Agências – para Empresas de TI (web e Mobile) e Universidades Educacionais e Corporativas. Atendimento diferenciado também para profissionais da área da saúde, no mundo todo (brasileiros que moram fora do país).
Aprendi atender pessoas, direcionar a autoria de suas novas histórias, suas habilidades, suas vocações e suas aptidões com Aaron Beck, através da Terapia Cognitivo Comportamental. Com a neurocientista Jamison e sua mente inquieta e com Bem-Sharan da Universidade de Harvard aprendi o que de fato é a felicidade e pude aplicar nos meus atendimentos e com meus pacientes eu aprendi a aprender todos os dias e todos os dias aprendi que de acordo com Jung, ao tocar em uma alma humana, sejamos apenas uma alma humana e isso que faz diferença nos meus atendimentos personalizados.
Faça seu pré-agendamento e se presenteie todos os dias gostando de quem você é e assim, ajudando a fazer do seu mundo, um lugar melhor.
Conheça minha trajetória
Na época era a única faculdade do Brasil que oferecia estágio em todas as áreas e foi que eu tive a minha maior prova de que estava certa. Faltando seis meses para minha formatura uma professora me disse que não me tiraria uma dúvida, porque em menos de seis meses seríamos concorrentes. Para aqueles que se assustaram com isso, eu entendo. Mas, ao invés de pensar na pobreza de espírito dela, mesmo sendo paga para me ensinar (a faculdade é particular), eu resolvi provar para mim e o meu mundo se espelha nisso, que ela estava certa. Hoje, eu não sei por onde ela anda, mas sei que ela foi o meu primeiro lindo desafio.
Foi a minha segunda formação. Se aquela professora estivesse certa, eu precisaria saber mais sobre pessoas, como gerir pessoas, como tocar a alma humana e fazer diferença delas e não indiferença. Através dessa formação eu pude transformar pessoas, profissionais, famílias e mudar meu negócio. Acreditar que vale a pena ser você pelos motivos certos e não pelas concorrências erradas.
Foi a minha terceira formação. Diferentemente do que meus boletins/cadernetas e históricos escolares poderiam mostrar a quem pudesse interessar, eu continuava buscado respostas. Não queria saber de tirar as melhores notas, mas precisa entender como eu aprendia, fui presenteada nesse curso com uma visão EXATA, de engenheiros e profissionais que entendiam de metodologia. Foi uma descoberta, pois ali aprendi a mapear pessoas, suas habilidades, aptidões e principalmente de forma calculada ou calculista (entenda como quiser), aprendi a montar quebra-cabeças
Foi a minha quarta formação. Fui descobri como era a formação e a metodologia e de quebra, como estava a saúde no Brasil, seja na espera particular ou na esfera pública. Foi um susto descobrir muito do que não acontece na vida e pela vida não tem a ver apenas com gestão, com recursos financeiros e/ou psicológico. Mas com a falta de capacitação permanente de todos os profissionais que trabalham em cargos errados, com profissionais que não são valorizados e com todos os desvios de caráter, de ética, de recursos e profissionais. O Brasil tem jeito, mas nossa maior e melhor contribuição é sermos quem somos pelos motivos certos e nos capacitar de forma permanente pelos resultados certos. Todas ganham, o nosso mundo caminha e o dinheiro vem.
Foi a minha quinta formação. Imagina uma pessoa que nunca gostou de estudar na vida, pois os professores não sabiam como ela aprendia, está em capacitação permanente constante e ter a chance de mudar a vida educacional de várias pessoas no mundo e pelo mundo. Esse curso poderia me ajudar a ajudar pessoas a simplesmente entender como elas aprendem, pensei… Vou arrasar. E deu certo. 10,0 em quase tudo. A vida foi me transformando em uma tradutora de perfis, de dores, de profissionais e de sucesso profissional e emocional.
Foi a minha sexta formação. Meu interesse era saber como as imagens eram lidas, como as informações eram entendidas e como o recurso humano era visto no âmbito da saúde. Queria ver o diferencial. Foi fantástico. Lá só eu de psicóloga, o restante era das áreas de TI e médica. Foi um aprendizado, vi como médicos estavam sendo formados para apenas ver resultados, como profissionais na área de TI, precisavam apenas entender como os médicos precisavam de seus serviços e eu transformei a valorização do recurso humano na minha turma. Afinal, podemos ter a melhor tecnologia, o melhor diagnóstico e tratamento, mas se não tiver o acolhimento, olhar e entendimento do paciente, uma máquina pode cuidar de quem não sabe cuidar do contexto físico do Ser Humano.
Concorri em 3 especializações: Deficiência Física, Mental e Visual… passei em todas, mas tive que escolher (lembra que eu nunca fui a melhor aluna de notas?… o mundo gira… de escolhida passei a escolher) foi a minha sétima formação. Escolhi Deficiência Visual. Busquei entender o olhar humano. Como as pessoas viam, olhavam e enxergavam a vida seja através do olho, seja através da vida. Foi mágico. E com ela consegui transformar meus atendimentos. Com segurança de quem sabia o que estava vendo, passei a trabalhar com a minha audição e com meu olhar (não é mais o 43) e ai… meus pacientes/clientes passaram a ter o melhor encontro com suas histórias, com suas formas de lidar com suas fraquezas, com o melhor do meu olhar profissional. Foi mágico além do que os olhos podem ver, olhar e enxergar.
Foi a minha oitava formação. Pensa em um presente que uma pessoa quer muito… Muito… Muito. Era esse curso de Mídias. Queria entender como os professores viam a eficiência no processo ensino-aprendizagem através dos perfis, do tipo de personalidade. Afinal, há quem aprenda por vídeo, por áudio, por conceito, por texto, por colaboração, por combinação, por cores. E isso é transformador. Por aqui passaram pessoas pelas escolas da vida, pelos vestibulares da vida, pelos concursos da vida e na vida e pela vida
Pensei em uma forma de mudar o mundo… Me inscrevi e passei em outro curso (É difícil passar em universidades federais)
Que curso maravilhoso. Como professores podem transformar nossa forma de ver, olhar e enxergar métodos, mercado e a necessidade do outro. Aprendo todos os dias com quem gosta de ensinar, com quem tem sede de mudar o mundo das pessoas não por uma avaliação e sim, pelas habilidades, aptidões e vocação.
Não somos o que nos falta, somos a construção diária do que aprendemos, aplicamos e ensinamos no mundo e pelo mundo.
Nesse curso, pratiquei os conceitos para a atuação clínica e o reconhecimento de Transtornos do Impulso e das Dependências Comportamentais. Validei a integração das atividades da psiquiatria e da psicologia visando ao atendimento integral do paciente. E de forma prática conhecimentos importantes acerca do tratamento dos principais Transtornos do Impulso e das Dependências Comportamentais a partir da discussão de Casos desafiadores. Assim, Contribuir para uma prática em saúde mental ética, crítica, baseada em evidências e resultados. Ou seja, Atualização permanente.
Sou Neuropsicóloga desde 2008. Sempre com atualizações e raciocínio Clínico e Diagnósticos atualizados para ver, olhar e enxergar as avaliações, laudos e relatórios clínicos com a qualidade e atualização possível. Mais do que cuidar da doença, monitorar a saúde, a qualidade de vida e estar em equilíbrio, me fazem buscar o conhecimento atualizado, sempre. Antes que o mercado possa cobrar, me antecipo a estar atualizada para quem busca encontrar no meu trabalho, respostas, direcionamentos e diagnósticos. Transformando assim autorias, histórias e carreiras.
Faço Avaliação Psicológica desde que sai da faculdade. Um dos objetivos em escolher a faculdade que fiz, foi exatamente aprender o máximo possível e ser uma profissional diferenciada no mercado. Através da experiência dos professores: Profa. Me Luzia Del Vecchio Bernardes exímia na arte de ensinar aplicar, entender, analisar e laudar testes e do prof. André Jacquemin, que modificou os rumos do diagnóstico psicológico, das técnicas projetivas e da própria forma de encarar a Psicologia. Jacquemin me ensinou que para ser uma boa profissional eu teria que ter vontade de aprender e humildade em reconhecer que é preciso aprender. Aprofundou-se e nos ensinou aprofundarmos nas técnicas de entrevista e de diagnóstico, especialmente o Psicodiagnóstico de Rorschach, sempre realizando pesquisas nesse campo. Minhas experiências profissionais tem DNA na excelência de quem mais do que ensinar, me fez aprender a diferença entre ser formada e ser diferencialmente formada para aprender todos os dias e fazer do mundo um lugar melhor.
Quando me formei na graduação, eu me encontrei na área de Atendimento da Terapia Cognitivo Comportamental. Mas eu tive uma Mestre que nos ensinava a aprender a todo momento. Profa. Dra.Teresinha Pavanello Godoy Costa, nos capacitou em entender toda pratica da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Ela nos ensinava da teoria a prática e nos preparava para validar todas as linhas de Aaron Beck. Me atualizo permanentemente para fazer das sessões, dos atendimentos e das validações dos meus pacientes/clientes, mais do que apenas um atendimento. Uma verdadeira transformação.
A psicologia jurídica apareceu como uma necessidade de atendimentos realizados via convênio. Ao atender por mais de 10 anos um convênio próprio do Banco do Brasil, vi a repetição de casos de assédio moral e assédio psicológico crescer em somatização, afastamento e até aposentadoria. Para respaldar essa atuação, me especializei e contribui com o BB, ao longo de mais de uma década auxiliando de forma interna casos recorrentes dos atendimentos as solicitações atendidas, amparadas sempre por lei com concordância da empresa, sempre acatando as solicitações. Um exemplo a ser seguido por todas as empresas no Brasil e no mundo.
Veio então a Psicologia Forense. Uma continuidade das atuações para seguimentos de todas as áreas que envolvam: Psicologia, Neuropsicologia e Justiça. Atualizar e poder transformar conhecimento, experiência e sucesso no Brasil e no Mundo, faz parte de quem eu sou, na vida e na profissão. Tornando-se assim uma contribuição através da Consultoria Psicológica.
Para você que ainda deve ser perguntar da tal professora…
Tenho certeza que ela tinha razão. Hoje somos ótimas concorrentes.