TDAH respostas necessárias – Desempenho Escolar Afetado

TDAH CID10 F90 CID 11 6A05 Respostas necessárias
TDAH RESPOSTAS NECESSÁRIAS

Desempenho escolar sobre TDAH

Questionamentos sinceros que eu estou pronta a responder quando pessoas buscam informação sobre TDAH entre as dúvidas, as consultas no GOOGLE até a avaliação diagnóstica correta para identificar dos critérios diagnósticos ao tipo de TDAH:

Como o TDAH pode afetar o desempenho escolar?

“O TDAH pode influenciar o desempenho escolar de diversas maneiras, afetando tanto as habilidades acadêmicas quanto o comportamento social e emocional da criança. Vou detalhar alguns dos principais impactos:

  1. Dificuldades de Atenção: Crianças com TDAH frequentemente têm problemas para manter a atenção durante as aulas ou enquanto fazem tarefas de casa. Isso pode levar a lacunas no aprendizado, pois podem perder instruções importantes ou falhar em completar tarefas. A dificuldade de concentração também pode dificultar a revisão de conteúdos e a preparação para provas.

  2. Problemas de Organização: Muitas crianças com TDAH lutam com a organização e o gerenciamento do tempo. Isso pode resultar em tarefas de casa esquecidas, prazos perdidos e dificuldade em priorizar trabalhos e estudos. A falta de habilidades organizacionais também pode levar a uma área de trabalho desordenada, o que pode aumentar a distração.

  3. Impulsividade e Comportamento Social: A impulsividade típica do TDAH pode resultar em interrupções em sala de aula, como falar fora de hora ou responder a perguntas sem pensar adequadamente. Além disso, a dificuldade em regular emoções e comportamentos pode dificultar as interações com colegas e professores, o que pode afetar a aprendizagem colaborativa e a aceitação social.

  4. Hiperatividade: A necessidade de movimento constante pode ser perturbadora, tanto para a criança com TDAH quanto para seus colegas. A hiperatividade pode tornar difícil para a criança permanecer sentada, ouvir atentamente e participar de atividades que exigem calma e atenção prolongada.

  5. Flutuações na Performance: É comum que crianças com TDAH apresentem inconsistência em seu desempenho acadêmico. Elas podem ir muito bem em alguns dias ou em certas matérias que despertem seu interesse, e ter dificuldades significativas em outros dias ou em outras matérias que requerem mais atenção sustentada.

Para mitigar esses impactos, é importante que os professores e os pais trabalhem em conjunto para fornecer estratégias e adaptações que possam ajudar a criança a gerenciar seus sintomas. Isso pode incluir ajustes no ambiente de aprendizagem, como assentos preferenciais, pausas frequentes para atividades físicas, uso de tecnologias assistivas, e estratégias específicas de ensino que aumentem o engajamento e a participação ativa.”

 

Caso você precise, queira ou busque por avaliação neuropsicológica sobre TDAH, eu, Juliana Galhardi Martins, sou especialista em Neuropsicologia, Avaliação Psicológica e Membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia @sbnp_brasil e do Conselho Brasileiro para superdotação @conbrasd.

avatar do autor
Juliana Galhardi Martins
Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Não copie, pois estará infringindo os direitos autorais de Juliana Galhardi Martins.
Você pode solicitar interesse de compra, licença e instalação.
pt_BRPortuguês do Brasil
Powered by TranslatePress