Perguntas e Respostas sobre Autismo

Perguntas e Respostas sobre Autismo
Perguntas e Respostas sobre Autismo

#Perguntas e #Respostas sobre Autismo

Pessoas que buscam avaliação neuropsicológica com laudo psicológico para autismo, sempre tem perguntas que não são respondidas com qualidade, conhecimento, experiência e elegância. Então criei aqui um post sobre as perguntas que mais me fazem e estou compartilhando com vocês.

Perguntas e respostas sobre características e critérios de acordo com o DSM-5-TR 6A02 sobre autismo que requer suporte (nível 1 – comum em pessoas adultas que não tiveram diagnóstico e se adaptaram), para autista que requer suporte substancial (nível 2) e para autista que existe muito suporte substancial (nível 3):

#Autismo que requer suporte: (Nível 1)

Pergunta: O indivíduo apresenta dificuldade em iniciar, manter e entender relacionamentos sociais?

Resposta: Sim, o indivíduo apresenta dificuldade em iniciar, manter e entender relacionamentos sociais. Ele pode ter dificuldade em entender as regras sociais, em se comunicar de forma eficaz e em se conectar com os outros.

Pergunta: O indivíduo apresenta padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades?

Resposta: Sim, o indivíduo apresenta padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Ele pode se envolver em comportamentos repetitivos, como balançar, girar ou bater as mãos, ou ter interesses obsessivos por determinados temas ou objetos.

Pergunta: Como é o relacionamento da pessoa com os outros?

Resposta: A pessoa pode ter dificuldade em iniciar ou manter relacionamentos, entender as emoções dos outros ou participar de brincadeiras sociais.

Pergunta: Como é a comunicação da pessoa?

Resposta: A pessoa pode ter dificuldade em comunicar-se verbalmente ou não verbalmente, entender o que os outros dizem ou expressar seus próprios pensamentos e sentimentos.

Pergunta: Como é a interação social da pessoa?

Resposta: A pessoa pode ter dificuldade em entender as nuances da interação social, como as regras sociais ou o que é apropriado em diferentes contextos.

Pergunta: Como é o comportamento da pessoa?

Resposta: A pessoa pode ter comportamentos repetitivos ou estereotipados, como balançar, bater palmas ou girar em círculos.

Pergunta: Como é o desenvolvimento da pessoa?

Resposta:O desenvolvimento da pessoa pode ser atrasado em áreas como linguagem, habilidades motoras ou cognitivas.

#Autismo que requer suporte substancial: (Nível 2)

Pergunta: O indivíduo apresenta dificuldade extrema com mudanças?

Resposta: Sim, o indivíduo apresenta dificuldade extrema com mudanças. Ele pode se tornar muito agitado ou ansioso quando as coisas mudam, e pode ter dificuldade em se adaptar a novas situações.

Pergunta: O indivíduo necessita de suporte muito substancial para realizar as tarefas do dia a dia?

Resposta: Sim, o indivíduo necessita de suporte muito substancial para realizar as tarefas do dia a dia. Ele pode precisar de ajuda com tarefas simples, como vestir-se, comer ou ir ao banheiro.

Pergunta: Como é o relacionamento da pessoa com os outros?

Resposta: A pessoa pode ter dificuldade extrema em iniciar ou manter relacionamentos, entender as emoções dos outros ou participar de brincadeiras sociais.

Pergunta: Como é a comunicação da pessoa?

Resposta: A pessoa pode ter dificuldade grave em comunicar-se verbalmente ou não verbalmente, entender o que os outros dizem ou expressar seus próprios pensamentos e sentimentos.

Pergunta: Como é a interação social da pessoa?

Resposta: A pessoa pode ter dificuldade extrema em entender as nuances da interação social, como as regras sociais ou o que é apropriado em diferentes contextos.

Pergunta: Como é o comportamento da pessoa?

Resposta: A pessoa pode ter comportamentos repetitivos ou estereotipados que são muito perturbadores ou interferem na vida cotidiana.

Pergunta: Como é o desenvolvimento da pessoa?

Resposta: O desenvolvimento da pessoa pode ser muito atrasado em áreas como linguagem, habilidades motoras ou cognitivas.

Autismo que existe muito suporte substancial: (Nível 3)

Pergunta: O indivíduo apresenta dificuldade extrema em se comunicar e interagir socialmente?

Resposta: Sim, o indivíduo apresenta dificuldade extrema em se comunicar e interagir socialmente. Ele pode não ser capaz de se comunicar de forma verbal ou não verbal, e pode ter dificuldade em entender o que os outros estão dizendo.

Pergunta: O indivíduo apresenta comportamentos autolesivos ou agressivos?

Resposta: Sim, o indivíduo apresenta comportamentos autolesivos ou agressivos. Ele pode se machucar ou machucar os outros sem intenção.

Pergunta: Como é o relacionamento da pessoa com os outros?

Resposta: A pessoa pode ter dificuldade extrema em iniciar e manter relacionamentos, entender as emoções dos outros ou participar de brincadeiras sociais OU simplesmente não se relacionar. Neste caso, as habilidades sociais são bem comprometidas.

Pergunta: Como é a comunicação da pessoa?

Resposta: A pessoa pode ter dificuldade grave em comunicar-se verbalmente ou não verbalmente, entender o que os outros dizem ou expressar seus próprios pensamentos e sentimentos. Para autistas que necessitam de muito suporte substancial, a comunicação é limítrofe bem como todas as fases de desenvolvimento com necessidade de estímulos permanentes.

Pergunta: Como é a interação social da pessoa?

Resposta: A pessoa pode ter dificuldade extrema em entender as nuances da interação social, como as regras sociais ou o que é apropriado em diferentes contextos. O grande desafio é a interação social.

Pergunta: Como é o comportamento da pessoa?

Resposta: A pessoa pode ter comportamentos repetitivos ou estereotipados que são muito perturbadores ou interferem na vida cotidiana, sua e dos familiares.

Pergunta: Como é o desenvolvimento da pessoa?

Resposta: O desenvolvimento da pessoa pode ser muito atrasado em áreas como linguagem, habilidades motoras ou cognitivas. habilitação, reabilitação e estimulação cognitiva precisam ser permanentes no desenvolvimento desse paciente.

Outras perguntas que podem ser feitas:

Exemplos de perguntas específicas

  • Autismo que requer suporte:
    • A pessoa é capaz de iniciar uma conversa com outra pessoa?
    • A pessoa é capaz de seguir instruções?
    • A pessoa é capaz de compartilhar seus interesses com os outros?
    • A pessoa é capaz de brincar de forma cooperativa com outras crianças?
    • A pessoa é capaz de lidar com mudanças em sua rotina?
  • Autismo que requer suporte substancial:
    • A pessoa é capaz de responder a perguntas simples?
    • A pessoa é capaz de expressar suas necessidades básicas?
    • A pessoa é capaz de se envolver em comportamentos autolesivos?
    • A pessoa é capaz de se envolver em comportamentos agressivos contra os outros?
    • A pessoa é capaz de dormir sem ajuda?
  • Autismo que requer muito suporte substancial:
    • A pessoa é capaz de comer alimentos sólidos?
    • A pessoa é capaz de se vestir sozinha?
    • A pessoa é capaz de ir ao banheiro sozinha?
    • A pessoa é capaz de tomar banho sozinha?
    • A pessoa é capaz de se comunicar com os outros usando linguagem verbal ou não verbal?

É importante ressaltar que estas são apenas algumas perguntas que podem ser feitas para avaliar as características e critérios de acordo com o DSM-5-TR 6A02 sobre autismo que requer suporte, para autista que requer suporte substancial e para autista que existe muito suporte substancial. O diagnóstico deve ser realizado por um profissional de saúde mental qualificado.

Eu sou Juliana Galhardi Martins, especialista em Avaliação Psicológica, Neuropsicologia e em Terapia Cognitivo Comportamental.

 

author avatar
Juliana Galhardi Martins
Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Não copie, pois estará infringindo os direitos autorais de Juliana Galhardi Martins.
Você pode solicitar interesse de compra, licença e instalação.
pt_BRPortuguês do Brasil
Powered by TranslatePress