TDAH respostas necessárias – Desempenho Escolar Afetado

TDAH CID10 F90 CID 11 6A05 Respostas necessárias
TDAH RESPOSTAS NECESSÁRIAS

Desempenho escolar sobre TDAH

Questionamentos sinceros que eu estou pronta a responder quando pessoas buscam informação sobre TDAH entre as dúvidas, as consultas no GOOGLE até a avaliação diagnóstica correta para identificar dos critérios diagnósticos ao tipo de TDAH:

Como o TDAH pode afetar o desempenho escolar?

“O TDAH pode influenciar o desempenho escolar de diversas maneiras, afetando tanto as habilidades acadêmicas quanto o comportamento social e emocional da criança. Vou detalhar alguns dos principais impactos:

  1. Dificuldades de Atenção: Crianças com TDAH frequentemente têm problemas para manter a atenção durante as aulas ou enquanto fazem tarefas de casa. Isso pode levar a lacunas no aprendizado, pois podem perder instruções importantes ou falhar em completar tarefas. A dificuldade de concentração também pode dificultar a revisão de conteúdos e a preparação para provas.

  2. Problemas de Organização: Muitas crianças com TDAH lutam com a organização e o gerenciamento do tempo. Isso pode resultar em tarefas de casa esquecidas, prazos perdidos e dificuldade em priorizar trabalhos e estudos. A falta de habilidades organizacionais também pode levar a uma área de trabalho desordenada, o que pode aumentar a distração.

  3. Impulsividade e Comportamento Social: A impulsividade típica do TDAH pode resultar em interrupções em sala de aula, como falar fora de hora ou responder a perguntas sem pensar adequadamente. Além disso, a dificuldade em regular emoções e comportamentos pode dificultar as interações com colegas e professores, o que pode afetar a aprendizagem colaborativa e a aceitação social.

  4. Hiperatividade: A necessidade de movimento constante pode ser perturbadora, tanto para a criança com TDAH quanto para seus colegas. A hiperatividade pode tornar difícil para a criança permanecer sentada, ouvir atentamente e participar de atividades que exigem calma e atenção prolongada.

  5. Flutuações na Performance: É comum que crianças com TDAH apresentem inconsistência em seu desempenho acadêmico. Elas podem ir muito bem em alguns dias ou em certas matérias que despertem seu interesse, e ter dificuldades significativas em outros dias ou em outras matérias que requerem mais atenção sustentada.

Para mitigar esses impactos, é importante que os professores e os pais trabalhem em conjunto para fornecer estratégias e adaptações que possam ajudar a criança a gerenciar seus sintomas. Isso pode incluir ajustes no ambiente de aprendizagem, como assentos preferenciais, pausas frequentes para atividades físicas, uso de tecnologias assistivas, e estratégias específicas de ensino que aumentem o engajamento e a participação ativa.”

 

Caso você precise, queira ou busque por avaliação neuropsicológica sobre TDAH, eu, Juliana Galhardi Martins, sou especialista em Neuropsicologia, Avaliação Psicológica e Membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia @sbnp_brasil e do Conselho Brasileiro para superdotação @conbrasd.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp