Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade CID 11 6A05

Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade
é preciso falar sobre TDAH

 

 

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, que se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

 

Critérios diagnósticos de acordo com o DSM-5-TR

 

O diagnóstico de TDAH é feito com base nos critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5-TR), que é uma publicação da Associação Americana de Psiquiatria. Os critérios diagnósticos para TDAH são divididos em três categorias:

  • Desatenção:
    • Dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades;
    • Dificuldade em seguir instruções ou completar tarefas até o fim;
    • Dificuldade em organizar tarefas e atividades;
    • Evitação de tarefas que requerem esforço mental prolongado;
    • Perda de coisas importantes;
    • Dificuldade em prestar atenção em detalhes;
    • Dificuldade em seguir instruções e completar tarefas até o fim;
    • Dificuldade em organizar tarefas e atividades;
    • Evitação de tarefas que requerem esforço mental prolongado;
    • Perda de coisas importantes;
    • Dificuldade em prestar atenção em detalhes.
  • Hiperatividade:
    • Dificuldade em permanecer sentado;
    • Andar ou mexer-se constantemente;
    • Dificuldade em ficar quieto em situações em que é esperado que fique;
    • Dificuldade em brincar ou participar de atividades de lazer calmamente;
    • Falar demais;
    • Correr ou subir em excesso em situações inapropriadas;
    • Dificuldade em esperar sua vez;
    • Interromper ou intrometer-se nas atividades de outras pessoas.
  • Impulsividade:
    • Dificuldade em esperar sua vez;
    • Interromper ou intrometer-se nas atividades de outras pessoas;
    • Falar sem pensar;
    • Agir sem pensar nas consequências;
    • Ter dificuldade em controlar impulsos;
    • Dificuldade em aguardar por uma recompensa.

 

 

Para o diagnóstico de TDAH, é necessário que os sintomas estejam presentes em pelo menos dois ambientes (por exemplo, em casa e na escola), e que causem prejuízos significativos na vida social, acadêmica ou profissional da pessoa.

 

 

CID-10 e CID-11

 

O TDAH é classificado no CID-10 (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) como F90.0, Transtorno de Déficit de Atenção (TDA) com Hiperatividade (H). No CID-11 (Classificação Internacional de Doenças), o TDAH é classificado como 6A05, Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

A principal diferença entre os dois sistemas de classificação é que o CID-11 reconhece três tipos de TDAH:

  • TDAH predominantemente desatento: Os sintomas de desatenção são mais proeminentes do que os sintomas de hiperatividade e impulsividade.
  • TDAH predominantemente hiperativo/impulsivo: Os sintomas de hiperatividade e impulsividade são mais proeminentes do que os sintomas de desatenção.
  • TDAH combinado: Os sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade são proeminentes.

 

 

Tratamento

 

O tratamento do TDAH é multimodal, ou seja, envolve várias modalidades de intervenção. As principais modalidades de tratamento são:

  • Medicação: os medicamentos estimulantes são o tratamento mais eficaz para o TDAH.
  • Terapia comportamental: a terapia comportamental é uma forma de psicoterapia que ajuda a pessoa a desenvolver estratégias para lidar com os sintomas do TDAH.
  • Intervenções educacionais: as intervenções educacionais podem ajudar a criança ou adolescente com TDAH a ter sucesso na escola.

 

 

Medicação

 

Os medicamentos estimulantes são o tratamento farmacológico mais eficaz para o TDAH. Eles ajudam a melhorar a atenção, a concentração e o controle de impulsos.

Procure sempre um médico especialista.

 

 

Terapia comportamental

 

A terapia comportamental é uma abordagem psicológica que ajuda a pessoa a desenvolver habilidades para lidar com os sintomas do TDAH. Saber como agir após o diagnóstico, valida conquista pessoais, principalmente em relação as relações pessoais e sociais.

 

Intervenções Psicoeducacionais

 

As intervenções educacionais são importantes para ajudar a pessoa a ter sucesso na escola. Elas podem incluir adaptações no currículo, na forma de avaliação e no ambiente de aprendizagem.

 

Acompanhamento

 

O acompanhamento é importante para monitorar o progresso da pessoa e ajustar o tratamento conforme necessário.

Como entender uma pessoa com TDAH?

É importante lembrar que o TDAH é um transtorno neurobiológico. Isso significa que as pessoas com TDAH não são preguiçosas, mal-educadas ou desmotivadas. Elas simplesmente têm dificuldade em controlar seus sintomas.

 

Juliana Galhardi Martins

A psicóloga e neuropsicóloga Juliana Galhardi Martins é especialista em avaliação psicológica e tem mais de 20 anos de experiência no diagnóstico e tratamento do TDAH.

Juliana atende adultos com TDAH em seu consultório online no Brasil e Exterior, sendo referência em avaliação psicológica, neuropsicológica e diagnóstica. Ela oferece uma avaliação completa do TDAH, incluindo uma entrevista, um questionário, testes psicológicos e neuropsicológicos.

Juliana trabalha com um modelo de atendimento multimodal, que inclui, interação com equipe médica para auxiliar a completa estabilidade do paciente com medicação, terapia comportamental e intervenções psicoeducacionais. Ela também oferece orientação para pais e responsáveis sobre como lidar com o TDAH.

Para quem busca um atendimento de qualidade para pessoas com TDAH, Juliana Galhardi Martins é uma excelente opção. Com sua experiência e expertise, ela pode ajudar a pessoa com TDAH a ter uma vida mais plena e produtiva.

 

Resumo:

 

Por ser um transtorno neurobiológico de causas genéticas, que se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida. O diagnóstico é feito com base em uma avaliação clínica, que inclui uma entrevista com o paciente e com seus pais ou responsáveis, além de testes psicológicos, escalas, e materiais de intervenção validados pelas Resoluções 06/2019, 01/2009 e 31/2022, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), as quais instituem o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica; regras do registro documental elaborado pela (o) psicóloga (o), decorrentes da prestação de serviços psicológicos; diretrizes para a Avaliação Psicológica, o uso de métodos, técnicas e instrumentos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional, assim como o uso de procedimentos e recursos auxiliares.

 

ACONSELHAMENTO: Mudanças no estilo de vida

As mudanças no estilo de vida também podem ajudar as pessoas com TDAH a controlar seus sintomas. Essas mudanças podem incluir:

  • Manter uma rotina regular de sono
  • Comer uma dieta saudável
  • Praticar exercícios físicos regularmente
  • Evitar cafeína e álcool
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