Transtorno de Controle de Impulso – É preciso entender sobre isso F63

Transtorno de Controle de Impulso Cidf63

Transtorno de Controle de impulso

Conhecidos também pela sigla TCI, o Transtorno de Controle de Impulso tem como principal característica a incapacidade que pacientes possuem de resistir a um tipo de impulso. Algo que pode acontecer devido ao aumento de tensão para um tipo de alívio ou gratificação, mas que no futuro acaba gerando remorso ou culpa. De acordo com pesquisas clínicas, existe uma alta taxa desse tipo de transtorno que envolve o humor ou algum outro tipo de ansiedade. A Tricotilomania por exemplo, a compulsão de arrancar os cabelos, tem como critério de diagnóstico, o comportamento repetitivo do paciente, que é apresentado por arrancar os cabelos, de si e de outras pessoas. Esse tipo de diagnóstico exige tratamento psiquiátrico, assim como o tratamento com psicoterapia cognitiva comportamental e para o caso da Tricotilomania, até dermatológico.

Outros casos clínicos de Transtorno de Controle de Impulso

Além da Tricotilomania, os pacientes que possuem o Transtorno de Controle de Impulso apresentam pendências comportamentais, como por exemplo, compras por impulso, jogos, fazem sexo demais ou passam muito tempo vidrados na internet, e assim por diante. De acordo com o manual diagnóstico psiquiátrico DSM5, existem escalas de avaliação para cada caso, que deve ser tratado como caso clínico nos seguintes casos:

1.     Cleptomania

A Cleptomania pode envolver questões emocionais, assim como a necessidade de roubar objetos que não tenham qualquer tipo de valor ou representem benefícios;

2.     Ludopatia (compulsão em jogar)

Necessidade de jogar independente dos resultados, se positivos ou negativos.

3.     Piromania

A piromania envolve uma necessidade do transtorno compulsivo de impulso em causar incêndios de forma repetitiva, que não causam nenhum tipo de benefício pessoal ou vantagem econômica.

4.     Cyber Addiction

Uso descontrolado da internet também pode ser considerado um TCI, que senão for tratada pode acarretar em outros tipos de Transtorno de Controle de Impulso.

5.     Transtorno Explosivo intermitente

Alguns surtos de raiva física e verbal também pode ser desencadeado pelo Transtorno de Controle de Impulso. Além disso, os momentos costumam ser bastante explosivos, causando danos a própria pessoa, ou a terceiros.

6.     Vício em sexo

Outro dos principais atos do Transtorno de Controle de Impulso envolve os pensamentos ou atos sexuais repetitivos ou compulsivos. Chegando muitas vezes a interferir de forma danosa na vida do paciente.

Quais as causas do Transtorno de Controle de Impulso?

Por se tratar de tipos de Transtornos diferentes, a causa exata ainda é desconhecida. Mas é possível estabelecer uma relação com alguns desequilíbrios químicos no cérebro. Para se ter uma ideia, a parte frontal, ou lobo frontal do nosso cérebro, reage a impulsos nervosos. Quando existe algum tipo de alteração nessa área, pode-se acontecer alguns distúrbios para controlar os impulsos. Os fatores que podem mais atribuir para aumentar a probabilidade de uma pessoa ter o Transtorno de Controle de Impulso, envolve problemas psicológicos não tratados ou não diagnosticados, histórico familiar, Síndrome de Tourette, uso de alguns tipos de remédios, abuso de substâncias químicas, entre outros. Os sintomas podem variar de acordo com o tipo de transtorno, mas normalmente os primeiros impulsos podem começar a ser vistos da infância e adolescência. Mas cada tipo de distúrbio possui seus próprios sintomas.  

Informação Importantes

Os transtornos de controle de impulso são caracterizados por dificuldades em resistir a impulsos ou tentações que levam a comportamentos repetitivos e muitas vezes prejudiciais. Existem vários tipos de transtornos de controle de impulso, incluindo:
  1. Transtorno Explosivo Intermitente: caracterizado por episódios recorrentes de explosões emocionais incontroláveis que envolvem agressão verbal ou física contra outras pessoas ou objetos. Esses episódios são frequentemente desproporcionais em relação à causa e podem resultar em danos significativos.
  2. Cleptomania: caracterizada por uma necessidade irresistível de roubar objetos desnecessários e muitas vezes sem valor. Essa ação é feita sem consideração pelas consequências legais, financeiras ou sociais que possam decorrer do ato.
  3. Piromania: caracterizada pela compulsão em iniciar incêndios. Essa ação é realizada com um forte desejo de ver o fogo e seus efeitos e muitas vezes resulta em danos materiais e riscos à segurança.
  4. Jogo Patológico: caracterizado por um comportamento impulsivo em jogos de azar, apesar das consequências financeiras e sociais negativas. O jogo patológico pode levar a uma perda significativa de dinheiro, destruição de relacionamentos e até mesmo à ruína financeira.
  5. Tricotilomania: caracterizada pela necessidade de arrancar o próprio cabelo ou pelos do corpo. Essa ação muitas vezes resulta em calvície e pode levar a sentimentos de vergonha e baixa autoestima.
  6. Transtorno de Compulsão Alimentar: caracterizado por episódios repetidos de compulsão alimentar, nos quais a pessoa come grandes quantidades de comida em um curto período de tempo, muitas vezes sentindo-se incapaz de controlar o comportamento alimentar.
Esses transtornos de controle de impulso podem ser debilitantes e interferir significativamente nas atividades cotidianas e nas relações interpessoais. O tratamento para esses transtornos pode incluir medicamentos, terapia cognitivo-comportamental, terapia de grupo e outras formas de terapia.  
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Saiba mais: TRANSTORNO DE CONTROLE DE IMPULSO CID-10/11 F63

É URGENTE ENTENDER SOBRE ISSO

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp