Perguntas e Respostas sobre Autismo

Perguntas e Respostas sobre Autismo
Perguntas e Respostas sobre Autismo

#Perguntas e #Respostas sobre Autismo

Pessoas que buscam avaliação neuropsicológica com laudo psicológico para autismo, sempre tem perguntas que não são respondidas com qualidade, conhecimento, experiência e elegância. Então criei aqui um post sobre as perguntas que mais me fazem e estou compartilhando com vocês.

Perguntas e respostas sobre características e critérios de acordo com o DSM-5-TR 6A02 sobre autismo que requer suporte (nível 1 – comum em pessoas adultas que não tiveram diagnóstico e se adaptaram), para autista que requer suporte substancial (nível 2) e para autista que existe muito suporte substancial (nível 3):

#Autismo que requer suporte: (Nível 1)

Pergunta: O indivíduo apresenta dificuldade em iniciar, manter e entender relacionamentos sociais?

Resposta: Sim, o indivíduo apresenta dificuldade em iniciar, manter e entender relacionamentos sociais. Ele pode ter dificuldade em entender as regras sociais, em se comunicar de forma eficaz e em se conectar com os outros.

Pergunta: O indivíduo apresenta padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades?

Resposta: Sim, o indivíduo apresenta padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Ele pode se envolver em comportamentos repetitivos, como balançar, girar ou bater as mãos, ou ter interesses obsessivos por determinados temas ou objetos.

Pergunta: Como é o relacionamento da pessoa com os outros?

Resposta: A pessoa pode ter dificuldade em iniciar ou manter relacionamentos, entender as emoções dos outros ou participar de brincadeiras sociais.

Pergunta: Como é a comunicação da pessoa?

Resposta: A pessoa pode ter dificuldade em comunicar-se verbalmente ou não verbalmente, entender o que os outros dizem ou expressar seus próprios pensamentos e sentimentos.

Pergunta: Como é a interação social da pessoa?

Resposta: A pessoa pode ter dificuldade em entender as nuances da interação social, como as regras sociais ou o que é apropriado em diferentes contextos.

Pergunta: Como é o comportamento da pessoa?

Resposta: A pessoa pode ter comportamentos repetitivos ou estereotipados, como balançar, bater palmas ou girar em círculos.

Pergunta: Como é o desenvolvimento da pessoa?

Resposta:O desenvolvimento da pessoa pode ser atrasado em áreas como linguagem, habilidades motoras ou cognitivas.

#Autismo que requer suporte substancial: (Nível 2)

Pergunta: O indivíduo apresenta dificuldade extrema com mudanças?

Resposta: Sim, o indivíduo apresenta dificuldade extrema com mudanças. Ele pode se tornar muito agitado ou ansioso quando as coisas mudam, e pode ter dificuldade em se adaptar a novas situações.

Pergunta: O indivíduo necessita de suporte muito substancial para realizar as tarefas do dia a dia?

Resposta: Sim, o indivíduo necessita de suporte muito substancial para realizar as tarefas do dia a dia. Ele pode precisar de ajuda com tarefas simples, como vestir-se, comer ou ir ao banheiro.

Pergunta: Como é o relacionamento da pessoa com os outros?

Resposta: A pessoa pode ter dificuldade extrema em iniciar ou manter relacionamentos, entender as emoções dos outros ou participar de brincadeiras sociais.

Pergunta: Como é a comunicação da pessoa?

Resposta: A pessoa pode ter dificuldade grave em comunicar-se verbalmente ou não verbalmente, entender o que os outros dizem ou expressar seus próprios pensamentos e sentimentos.

Pergunta: Como é a interação social da pessoa?

Resposta: A pessoa pode ter dificuldade extrema em entender as nuances da interação social, como as regras sociais ou o que é apropriado em diferentes contextos.

Pergunta: Como é o comportamento da pessoa?

Resposta: A pessoa pode ter comportamentos repetitivos ou estereotipados que são muito perturbadores ou interferem na vida cotidiana.

Pergunta: Como é o desenvolvimento da pessoa?

Resposta: O desenvolvimento da pessoa pode ser muito atrasado em áreas como linguagem, habilidades motoras ou cognitivas.

Autismo que existe muito suporte substancial: (Nível 3)

Pergunta: O indivíduo apresenta dificuldade extrema em se comunicar e interagir socialmente?

Resposta: Sim, o indivíduo apresenta dificuldade extrema em se comunicar e interagir socialmente. Ele pode não ser capaz de se comunicar de forma verbal ou não verbal, e pode ter dificuldade em entender o que os outros estão dizendo.

Pergunta: O indivíduo apresenta comportamentos autolesivos ou agressivos?

Resposta: Sim, o indivíduo apresenta comportamentos autolesivos ou agressivos. Ele pode se machucar ou machucar os outros sem intenção.

Pergunta: Como é o relacionamento da pessoa com os outros?

Resposta: A pessoa pode ter dificuldade extrema em iniciar e manter relacionamentos, entender as emoções dos outros ou participar de brincadeiras sociais OU simplesmente não se relacionar. Neste caso, as habilidades sociais são bem comprometidas.

Pergunta: Como é a comunicação da pessoa?

Resposta: A pessoa pode ter dificuldade grave em comunicar-se verbalmente ou não verbalmente, entender o que os outros dizem ou expressar seus próprios pensamentos e sentimentos. Para autistas que necessitam de muito suporte substancial, a comunicação é limítrofe bem como todas as fases de desenvolvimento com necessidade de estímulos permanentes.

Pergunta: Como é a interação social da pessoa?

Resposta: A pessoa pode ter dificuldade extrema em entender as nuances da interação social, como as regras sociais ou o que é apropriado em diferentes contextos. O grande desafio é a interação social.

Pergunta: Como é o comportamento da pessoa?

Resposta: A pessoa pode ter comportamentos repetitivos ou estereotipados que são muito perturbadores ou interferem na vida cotidiana, sua e dos familiares.

Pergunta: Como é o desenvolvimento da pessoa?

Resposta: O desenvolvimento da pessoa pode ser muito atrasado em áreas como linguagem, habilidades motoras ou cognitivas. habilitação, reabilitação e estimulação cognitiva precisam ser permanentes no desenvolvimento desse paciente.

Outras perguntas que podem ser feitas:

Exemplos de perguntas específicas

  • Autismo que requer suporte:
    • A pessoa é capaz de iniciar uma conversa com outra pessoa?
    • A pessoa é capaz de seguir instruções?
    • A pessoa é capaz de compartilhar seus interesses com os outros?
    • A pessoa é capaz de brincar de forma cooperativa com outras crianças?
    • A pessoa é capaz de lidar com mudanças em sua rotina?
  • Autismo que requer suporte substancial:
    • A pessoa é capaz de responder a perguntas simples?
    • A pessoa é capaz de expressar suas necessidades básicas?
    • A pessoa é capaz de se envolver em comportamentos autolesivos?
    • A pessoa é capaz de se envolver em comportamentos agressivos contra os outros?
    • A pessoa é capaz de dormir sem ajuda?
  • Autismo que requer muito suporte substancial:
    • A pessoa é capaz de comer alimentos sólidos?
    • A pessoa é capaz de se vestir sozinha?
    • A pessoa é capaz de ir ao banheiro sozinha?
    • A pessoa é capaz de tomar banho sozinha?
    • A pessoa é capaz de se comunicar com os outros usando linguagem verbal ou não verbal?

É importante ressaltar que estas são apenas algumas perguntas que podem ser feitas para avaliar as características e critérios de acordo com o DSM-5-TR 6A02 sobre autismo que requer suporte, para autista que requer suporte substancial e para autista que existe muito suporte substancial. O diagnóstico deve ser realizado por um profissional de saúde mental qualificado.

Eu sou Juliana Galhardi Martins, especialista em Avaliação Psicológica, Neuropsicologia e em Terapia Cognitivo Comportamental.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp